3 de abril de 2012

Chamada de Trabalhos - XV Encontro Regional da ABEM/Sul


 

 XV ENCONTRO REGIONAL DA ABEM – SUL 

Ciência, Tecnologia e Inovação em Educação Musical 

24 e 25 de maio de 2012 

DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS: 9 DE ABRIL DE 2012 

CHAMADA DE TRABALHOS 

A  Associação  Brasileira  de  Educação  Musical  e  a  Comissão  Organizadora  do  XV  ENCONTRO REGIONAL DA ABEM SUL convidam pesquisadores, professores, profissionais e estudantes da área de  educação musical  para  submeterem  trabalhos  para  o  evento  conforme  as  especificações  desta chamada.  O  tema  do  encontro  será  Ciência,  Tecnologia  e  Inovação  em  Educação  Musical. O processo de recebimento e avaliação dos  trabalhos  ficará a cargo do Comitê Científico do Encontro, coordenado pela professora Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel  (UERGS) e Dra. Maria Cecília Torres (IPA). O Comitê será assessorado, para o processo de avaliação, por uma equipe de pareceristas da área de educação musical.

Os  trabalhos  aprovados  para  o  Encontro  serão  apresentados  em  Grupos  de  Trabalho  (GTs), organizados de modo a contemplar diferentes espaços, contextos e modalidades de ensino, conforme especificações a seguir:

GT 1 – Práticas musicais no contexto escolar
Processos de ensino e aprendizagem de música na escola; relações da música/prática musical com as  diferentes  áreas  do  conhecimento;  configurações  de  performances musicais  protagonizadas  por alunos; ensino coletivo de instrumento/canto na escola (coral, fanfarra, bandas, grupos instrumentais).

GT 2 – A educação musical em diferentes cenários sócio-musicais
O ensino de música em entidades sociais diversas como ONGs, OSCIPs;  fundações, associações; escolas  de música  públicas  e/ou  privadas,  conservatórios;  ensino  de música  particular;  educação musical em família.

GT 3 – Políticas públicas e projetos pedagógicos em educação musical
Legislação educacional; projeto político pedagógico e educação musical; planejamentos pedagógico-musicais;  o  cotidiano  escolar  e  a  organização  do  trabalho  didático-pedagógico. Concepções de currículos escolares e metodologias de ensino de música.

GT 4 – Recursos tecnológicos para a educação musical
Educação musical à distância; recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem musical; produção de materiais didáticos.

GT 5 – Educação musical e inclusão social
Práticas musicais de jovens e adultos – EJA; terceira idade; educação musical especial; articulação de projetos educacionais envolvendo escola e comunidade.

GT 6 – Estágios
Estágio  no  processo  de  formação  do  educador  estabelecendo  uma  relação  entre  os  mundos  da educação e do trabalho; processos de formação docente vinculados às licenciaturas.

GT 7 – Formação inicial e continuada
Projetos de formação do professor de música; a formação musical do pedagogo em atuação; projetos de capacitação docente em música; formação musical do professor atuante na educação básica.

GT 8 – Formação do educador musical em espaços não escolares
A educação musical e o protagonismo nos diferentes contextos socioculturais; sujeitos do processo de ensinar e de aprender; a cultura e a memória de professores e alunos; as práticas e os processos de subjetivação.


MODALIDADES DE TRABALHO 

Serão  aceitas  inscrições  de  trabalhos  para  o  Encontro  como  pôster  ou  comunicação  oral.  As propostas enviadas devem se adequar a uma das seguintes modalidades:

1) Projeto de pesquisa ou pesquisa em andamento 
Os  trabalhos  inscritos  nessa modalidade  deverão  abordar  uma  questão  de  pesquisa  em  educação musical,  explicitando  os  objetivos  da  investigação,  os  pressupostos  teóricos  e  os  procedimentos metodológicos  previstos  e/ou  utilizados.  A  proposta  deverá  destacar,  ainda,  a  contribuição  que  a pesquisa oferecerá para a área de educação musical e para a produção científica em geral.

2) Pesquisa concluída 
Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos originados de pesquisas concluídas, explicitando  os  objetivos  da  investigação,  bem  como  os  pressupostos  teóricos  e  os  procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do processo  investigativo.

3) Relato de experiência 
Os  trabalhos  enviados  para  essa  modalidade  deverão  descrever  uma  experiência  em  educação musical  já  realizada  ou  em  desenvolvimento,  explicitando  os  fundamentos  teóricos  e  práticos  que alicerçaram a proposta.

Obs.: Os(as) autores(as) dos pôsteres deverão colocar seus banners nos painéis no dia 24 de maio, em local e horário a serem determinados pela Comissão Organizadora. A retirada do material será no período posterior à apresentação. Os apresentadores deverão fornecer aos participantes, por ocasião da  sessão,  um  folheto  contendo  o  resumo  do  projeto  com  o  endereço  e  e-mail  do  autor,  para possíveis contatos. As dimensões disponíveis para os pôsteres são: 60 cm de  largura por 90 cm de altura, sendo esse material de responsabilidade de cada autor, inclusive a sua retirada após a sessão.
 
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS 

Os  trabalhos devem ser enviados à Coordenação do Comitê Científico do XV Encontro Regional da ABEM  Sul  por  meio  do  endereço  eletrônico:  abemsul@fundarte.rs.gov.br.  O  e-mail  deve  ser acompanhado de dois arquivos anexos: um com os dados de  identificação do autor e outro com o trabalho. No arquivo com os dados de identificação devem constar: título do trabalho; nome completo do(s)  autor(es);  endereço;  telefone;  e-mail;  instituição  a  qual  é  vinculado(a);  tipo  de  vínculo; maior titulação; GT para o qual está inscrevendo o trabalho; modalidade da proposta: comunicação oral ou pôster.

O  arquivo  com  os  dados  de  identificação  deverá  ser  nomeado  com  o  nome  do  autor  ou  autores, seguido da palavra  “Identificação”. O arquivo  com o  trabalho deverá  ser nomeado  com o nome do autor ou autores e deverá ter o tamanho máximo de 500KB.

Cada  autor  ou  co-autor  poderá  enviar,  no  máximo,  dois  trabalhos,  independentemente  da modalidade.

Os  trabalhos  devem,  necessariamente,  estar  de  acordo  com  as  “normas  para  a  estruturação  dos trabalhos”, apresentadas a seguir.   A data  limite para envio dos  trabalhos é 1º de abril de 2012. A aprovação  dos  trabalhos  estará  condicionada  à  avaliação  do  Comitê  Científico  do  XV  Encontro Regional da ABEM Sul. Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
- Relevância do trabalho para as discussões da temática do Encontro;
- Contribuições para a área de educação musical;
- Clareza de objetivos, consistência teórica e metodológica;
- Atendimento às características da modalidade para a qual foi submetido o trabalho.

Os resultados serão divulgados no site do evento até 30 de abril de 2012. 

Os resumos dos trabalhos aprovados para comunicação ou pôster poderão ser divulgados no site do Encontro: www.fundarte.rs.gov.br 


Os  textos  completos  dos  trabalhos  aprovados  serão  publicados  nos  anais  em  CD-ROM.  Tanto  a publicação  nos  anais  quanto  a  comunicação  ou  a  exposição  dos  pôsteres  estão  condicionadas  à inscrição no Encontro, devendo ser observada a data limite para inscrição (6 de maio de 2012).

NORMAS PARA A ESTRUTURAÇÃO DOS TRABALHOS 

Configuração geral: os  trabalhos devem ser estruturados no programa Word  for Windows com, no
máximo, a seguinte extensão:
•  Comunicação - 3000 palavras
•  Pôster - 1500 palavras

As  propostas,  tanto  de  comunicação  quanto  de  pôster,  devem  ser  digitadas  em  fonte  Times  New Roman 12, espaço 1,5, texto justificado, no formato papel A4, com as seguintes medidas de margens:
- superior e esquerda: 3,0 cm;
- inferior e direita: 2,0 cm.

Título: centralizado, tamanho 13, negrito.

Resumo:  extensão  de  200  a  250  palavras,  espaçamento  entre  linhas  simples,  fonte  tamanho  11
(normal), justificado, sem entrada de parágrafo.

Palavras-chave: três palavras-chave, separadas por vírgula.

Citações 
As  citações  diretas  (literais)  curtas  (com  até  três  linhas)  devem  ser  inseridas  no  texto  e  colocadas entre  aspas,  seguidas  da  referência  entre  parênteses,  com  sobrenome(s)  do(s)  autor(es),  ano  e página(s) (ver exemplos abaixo).

As citações diretas  longas  (com mais de  três  linhas) devem ser colocadas em parágrafo separado, justificado,  utilizando  espaço  simples,  fonte  tamanho  11,  e  não  devem  ser  colocadas  entre  aspas. Essas  citações  devem  ser  seguidas  da  referência  entre  parênteses,  com  sobrenome(s)  do(s) autor(es), ano e página(s) (ver exemplos abaixo).

As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas,  e  são  seguidas  da  referência  entre  parênteses,  com  sobrenome(s)  do(s)  autor(es),  ano  e página(s). Observar  que  as  páginas  só  devem  ser  colocadas  caso  a  citação  se  refira  a  trecho(s) específico(s) e não à obra como um todo (ver exemplos abaixo).

No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).

Exemplos das referências em citações entre parênteses:
- uma obra, com um autor
(GREEN, 2002, p. 25)

- uma obra, com dois autores (ou três):
(FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)

- uma obra, com mais de três autores:
(MOURA et al., 2002, p. 15-17)

- duas obras, com mesmo autor:
(TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)

- duas obras, com autores diferentes:
(CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13)

Notas de rodapé: para as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte Times New Roman em tamanho 10.


Referências: Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002).

Ver exemplos abaixo.

Exemplos das Referências (que devem constar no final do texto) 

Livros: 

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor  [se  tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do  trabalho: subtítulo  [se houver]. Tradução  [se houver]. edição  [se não  for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.

Exemplos: 
ELLIOTT, David J. Music matters: a new philosophy of music education. New York: Oxford University Press, 1995.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.): 

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte.  In: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do  autor  da  obra  [se  tiver mais  de  um  autor,  separá-los  com  ponto  e  vírgula].  Título  do  trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial- final da parte.

Exemplo: 
GROSSI, Cristina. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara  (Org.). Avaliação em música:  reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 124-139.

Artigos em periódicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de um autor, separá- los com ponto e vírgula]. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

Exemplo: 
ARROYO,  Margarete.  Um  olhar  antropológico  sobre  práticas  de  ensino  e  aprendizagem  musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 5, p. 13-20, 2000. Trabalhos em anais de eventos científicos:

ÚLTIMO  SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se houver].,  ano  de  realização,  local.  Título.  Local  de  publicação:  Editora,  ano  de  publicação.  página inicial-final do trabalho.

Exemplo: 
BEYER, Ester. O ensino de música na educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, Pernambuco. Anais... Pernambuco: ABEM, 1998. p. 27-42.

Documentos na internet: matéria (artigo, monografia) em uma página: 

ÚLTIMO  SOBRENOME,  Prenome  e  sobrenome  do  autor  da  matéria  [se  tiver  mais  de  um  autor, separá-los  com  ponto  e  vírgula].  Título  da  página:  subtítulo  [se  houver],  data  da  página  ou  site. Disponível em: <endereço da página>. Acesso em: data.


Exemplo:
LOUREIRO, Mônica. Cartografando sons do Oiapoque ao Chuí. CliqueMusic: a música brasileira está aqui,  ago.  2001.  Disponível  em: <http://cliquemusic.uol.com.br/br/ acontecendo/acontecendo.asp?Nu_Matéria=2837>. Acesso em: 07 de nov. 2002.


DATAS E PRAZOS IMPORTANTES 

Atividade  Datas / Prazos 

Envio de trabalhos:  14 de março a 9 de abril
Avaliação pelo Comitê Científico:  9 de abril a 22 de abril
Divulgação dos resultados:   até 30 de abril de 2012
Inscrição  no  evento  para  os  trabalhos aprovados: até 6 de maio de 2012

DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS: 9 DE ABRIL DE 2012 

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