XV ENCONTRO REGIONAL DA ABEM – SUL
Ciência, Tecnologia e Inovação em Educação Musical
24 e 25 de maio de 2012
DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS: 9 DE ABRIL DE 2012
CHAMADA DE TRABALHOS
A Associação Brasileira de Educação Musical e a Comissão Organizadora do XV ENCONTRO REGIONAL DA ABEM SUL convidam pesquisadores, professores, profissionais e estudantes da área de educação musical para submeterem trabalhos para o evento conforme as especificações desta chamada. O tema do encontro será Ciência, Tecnologia e Inovação em Educação Musical. O processo de recebimento e avaliação dos trabalhos ficará a cargo do Comitê Científico do Encontro, coordenado pela professora Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel (UERGS) e Dra. Maria Cecília Torres (IPA). O Comitê será assessorado, para o processo de avaliação, por uma equipe de pareceristas da área de educação musical.
Os trabalhos aprovados para o Encontro serão apresentados em Grupos de Trabalho (GTs), organizados de modo a contemplar diferentes espaços, contextos e modalidades de ensino, conforme especificações a seguir:
GT 1 – Práticas musicais no contexto escolar
Processos de ensino e aprendizagem de música na escola; relações da música/prática musical com as diferentes áreas do conhecimento; configurações de performances musicais protagonizadas por alunos; ensino coletivo de instrumento/canto na escola (coral, fanfarra, bandas, grupos instrumentais).
GT 2 – A educação musical em diferentes cenários sócio-musicais
O ensino de música em entidades sociais diversas como ONGs, OSCIPs; fundações, associações; escolas de música públicas e/ou privadas, conservatórios; ensino de música particular; educação musical em família.
GT 3 – Políticas públicas e projetos pedagógicos em educação musical
Legislação educacional; projeto político pedagógico e educação musical; planejamentos pedagógico-musicais; o cotidiano escolar e a organização do trabalho didático-pedagógico. Concepções de currículos escolares e metodologias de ensino de música.
GT 4 – Recursos tecnológicos para a educação musical
Educação musical à distância; recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem musical; produção de materiais didáticos.
GT 5 – Educação musical e inclusão social
Práticas musicais de jovens e adultos – EJA; terceira idade; educação musical especial; articulação de projetos educacionais envolvendo escola e comunidade.
GT 6 – Estágios
Estágio no processo de formação do educador estabelecendo uma relação entre os mundos da educação e do trabalho; processos de formação docente vinculados às licenciaturas.
GT 7 – Formação inicial e continuada
Projetos de formação do professor de música; a formação musical do pedagogo em atuação; projetos de capacitação docente em música; formação musical do professor atuante na educação básica.
GT 8 – Formação do educador musical em espaços não escolares
A educação musical e o protagonismo nos diferentes contextos socioculturais; sujeitos do processo de ensinar e de aprender; a cultura e a memória de professores e alunos; as práticas e os processos de subjetivação.
MODALIDADES DE TRABALHO
Serão aceitas inscrições de trabalhos para o Encontro como pôster ou comunicação oral. As propostas enviadas devem se adequar a uma das seguintes modalidades:
1) Projeto de pesquisa ou pesquisa em andamento
Os trabalhos inscritos nessa modalidade deverão abordar uma questão de pesquisa em educação musical, explicitando os objetivos da investigação, os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos previstos e/ou utilizados. A proposta deverá destacar, ainda, a contribuição que a pesquisa oferecerá para a área de educação musical e para a produção científica em geral.
2) Pesquisa concluída
Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos originados de pesquisas concluídas, explicitando os objetivos da investigação, bem como os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do processo investigativo.
3) Relato de experiência
Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência em educação musical já realizada ou em desenvolvimento, explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta.
Obs.: Os(as) autores(as) dos pôsteres deverão colocar seus banners nos painéis no dia 24 de maio, em local e horário a serem determinados pela Comissão Organizadora. A retirada do material será no período posterior à apresentação. Os apresentadores deverão fornecer aos participantes, por ocasião da sessão, um folheto contendo o resumo do projeto com o endereço e e-mail do autor, para possíveis contatos. As dimensões disponíveis para os pôsteres são: 60 cm de largura por 90 cm de altura, sendo esse material de responsabilidade de cada autor, inclusive a sua retirada após a sessão.
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos devem ser enviados à Coordenação do Comitê Científico do XV Encontro Regional da ABEM Sul por meio do endereço eletrônico: abemsul@fundarte.rs.gov.br. O e-mail deve ser acompanhado de dois arquivos anexos: um com os dados de identificação do autor e outro com o trabalho. No arquivo com os dados de identificação devem constar: título do trabalho; nome completo do(s) autor(es); endereço; telefone; e-mail; instituição a qual é vinculado(a); tipo de vínculo; maior titulação; GT para o qual está inscrevendo o trabalho; modalidade da proposta: comunicação oral ou pôster.
O arquivo com os dados de identificação deverá ser nomeado com o nome do autor ou autores, seguido da palavra “Identificação”. O arquivo com o trabalho deverá ser nomeado com o nome do autor ou autores e deverá ter o tamanho máximo de 500KB.
Cada autor ou co-autor poderá enviar, no máximo, dois trabalhos, independentemente da modalidade.
Os trabalhos devem, necessariamente, estar de acordo com as “normas para a estruturação dos trabalhos”, apresentadas a seguir. A data limite para envio dos trabalhos é 1º de abril de 2012. A aprovação dos trabalhos estará condicionada à avaliação do Comitê Científico do XV Encontro Regional da ABEM Sul. Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
- Relevância do trabalho para as discussões da temática do Encontro;
- Contribuições para a área de educação musical;
- Clareza de objetivos, consistência teórica e metodológica;
- Atendimento às características da modalidade para a qual foi submetido o trabalho.
Os resultados serão divulgados no site do evento até 30 de abril de 2012.
Os resumos dos trabalhos aprovados para comunicação ou pôster poderão ser divulgados no site do Encontro: www.fundarte.rs.gov.br
Os textos completos dos trabalhos aprovados serão publicados nos anais em CD-ROM. Tanto a publicação nos anais quanto a comunicação ou a exposição dos pôsteres estão condicionadas à inscrição no Encontro, devendo ser observada a data limite para inscrição (6 de maio de 2012).
NORMAS PARA A ESTRUTURAÇÃO DOS TRABALHOS
Configuração geral: os trabalhos devem ser estruturados no programa Word for Windows com, no
máximo, a seguinte extensão:
• Comunicação - 3000 palavras
• Pôster - 1500 palavras
As propostas, tanto de comunicação quanto de pôster, devem ser digitadas em fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, texto justificado, no formato papel A4, com as seguintes medidas de margens:
- superior e esquerda: 3,0 cm;
- inferior e direita: 2,0 cm.
Título: centralizado, tamanho 13, negrito.
Resumo: extensão de 200 a 250 palavras, espaçamento entre linhas simples, fonte tamanho 11
(normal), justificado, sem entrada de parágrafo.
Palavras-chave: três palavras-chave, separadas por vírgula.
Citações
As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (ver exemplos abaixo).
As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser colocadas em parágrafo separado, justificado, utilizando espaço simples, fonte tamanho 11, e não devem ser colocadas entre aspas. Essas citações devem ser seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (ver exemplos abaixo).
As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s). Observar que as páginas só devem ser colocadas caso a citação se refira a trecho(s) específico(s) e não à obra como um todo (ver exemplos abaixo).
No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).
Exemplos das referências em citações entre parênteses:
- uma obra, com um autor
(GREEN, 2002, p. 25)
- uma obra, com dois autores (ou três):
(FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)
- uma obra, com mais de três autores:
(MOURA et al., 2002, p. 15-17)
- duas obras, com mesmo autor:
(TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)
- duas obras, com autores diferentes:
(CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13)
Notas de rodapé: para as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte Times New Roman em tamanho 10.
Referências: Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002).
Ver exemplos abaixo.
Exemplos das Referências (que devem constar no final do texto)
Livros:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Tradução [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.
Exemplos:
ELLIOTT, David J. Music matters: a new philosophy of music education. New York: Oxford University Press, 1995.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.):
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial- final da parte.
Exemplo:
GROSSI, Cristina. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 124-139.
Artigos em periódicos:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de um autor, separá- los com ponto e vírgula]. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.
Exemplo:
ARROYO, Margarete. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 5, p. 13-20, 2000. Trabalhos em anais de eventos científicos:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se houver]., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.
Exemplo:
BEYER, Ester. O ensino de música na educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, Pernambuco. Anais... Pernambuco: ABEM, 1998. p. 27-42.
Documentos na internet: matéria (artigo, monografia) em uma página:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da matéria [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da página: subtítulo [se houver], data da página ou site. Disponível em: <endereço da página>. Acesso em: data.
Exemplo:
LOUREIRO, Mônica. Cartografando sons do Oiapoque ao Chuí. CliqueMusic: a música brasileira está aqui, ago. 2001. Disponível em: <http://cliquemusic.uol.com.br/br/ acontecendo/acontecendo.asp?Nu_Matéria=2837>. Acesso em: 07 de nov. 2002.
DATAS E PRAZOS IMPORTANTES
Atividade Datas / Prazos
Envio de trabalhos: 14 de março a 9 de abril
Avaliação pelo Comitê Científico: 9 de abril a 22 de abril
Divulgação dos resultados: até 30 de abril de 2012
Inscrição no evento para os trabalhos aprovados: até 6 de maio de 2012
DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS: 9 DE ABRIL DE 2012
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