XV ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM - 2012
Ciência, Tecnologia e Inovação em Educação
Musical
- Para a formatação e envio
do texto utilize exclusivamente o modelo apresentado no documento (template) a seguir. A FORMATAÇÃO DO
DOCUMENTO (margens, título, espaçamento etc.) NÃO DEVE SER ALTERADA.
O trabalho deve
ser salvo em documento do Word – formatos: “.doc”
ou “.rtf” e enviado para o endereço: abemsul@fundarte.rs.gov.br ,
limitando-se a 5Mb (cinco megabytes).
- Trabalhos que excederem o número
de palavras (3000 palavras para comunicação e 1500 palavras para pôster) não
serão considerados para a publicação e para a apresentação no Encontro.
- Todas as fontes utilizadas
no texto devem ser Times New Romam.
- As páginas do texto não
deverão ser numeradas.
- O nome do arquivo, que será
enviado no processo de submissão do texto, deve ser equivalente as quatro
primeiras palavras do título do trabalho.
- Após a formatação do texto
apague esta página, bem como todas as orientações apresentadas no
documento.
Titulo Geral (fonte 13; negrito;
centralizado; espaçamento entre linhas 1,5; espaçamento 0 pt antes e 12 pt depois)
Resumo: O resumo deve ser estruturado em um único
parágrafo, contendo apresentação do tema, objetivos, metodologia e os
principais resultados alcançados. Deve ter entre 200 e 250 palavras e ser
formatado de acordo com as seguintes especificações (fonte 11, normal, justificado, espaçamento
entre linhas simples, espaçamento 18
pt antes e 0
pt depois;
Palavras-chave: devem ser apresentadas 3 palavras chave do trabalho, de
acordo com as especificações a seguir (fonte 11, normal, justificado, espaçamento entre linhas simples,
espaçamento 6 pt
antes e 30 pt
depois;
Subtítulo nível 1 (fonte 13; negrito; justificado; espaçamento entre linhas simples;
espaçamento 12 pt
antes e 18 pt
depois); todos o subtítulos de nível 1 do trabalho devem ter essa configuração
Texto: As partes do texto devem ter as seguintes especificações (fonte 12; normal; justificado; recuo 1,5 na primeira linha do
parágrafo; espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento 0 pt antes e 0 pt depois;
Subtítulo
nível 2 (quando houver) (fonte 12; negrito; justificado; espaçamento entre linhas simples;
espaçamento 12 pt
antes e 18 pt
depois) ; todos os subtítulos de nível 2 do trabalho devem ter essa
configuração
Citações
diretas com mais de três linhas devem ser inseridas em parágrafo de citação,
formatado de acordo com as especificações apresentadas (NOME DO AUTOR EM LETRAS
MAÚISCULAS, ano, p. ). (fonte 11; normal; justificado, espaçamento
entre linhas simples; espaçamento 12
pt antes e 18
pt depois; recuo de 4cm à margem esquerda).
Figura [quando
houver]: deve ser inserida no próprio texto, no formato
JPG, com resolução de 300 DPI, deixando-se uma linha de espaço entre o texto e
a figura. Todas as figuras devem ser nominadas e numeradas de acordo com o
exemplo[1]
a seguir:
FIGURA 1 – Logo da ABEM (fonte 10; normal; justificado, espaçamento entre linhas simples; espaçamento
Fonte:
[se houver] fonte 10; normal; justificado, espaçamento
entre linhas simples; espaçamento 0
pt antes e 18
pt depois, alinhada com as margens esquerda e direita da
figura).
Tabelas e gráficos [quando houver]: devem
ser inseridos no próprio texto, deixando-se uma linha de espaço entre o texto e
a tabela e/ou gráfico, escritos com o mesmo tipo e tamanho de letra
usado no texto (Times
Roman Romam 12), estruturados de acordo com nas normas da ABNT.
Tabelas devem ser elaboradas com espaçamento simples
e numeradas sequencialmente, aparecendo centralizadas na folha .
Deverão ter um título
auto-explicativo, limitado a duas linhas
e localizado acima da tabela , sem estar separado dela, linhas verticais
devem ser utilizadas apenas nos casos em que sua ausência dificulte a leitura
da tabela . Os títulos
das colunas devem estar em negrito. Não devem ser colocadas sombras para ressaltar linhas ou colunas da tabela. Exemplo de formatação de tabelas:
Tabela 1: Espaços de
educação musical (fonte 12; normal; centralizado,
espaçamento entre linhas simples; espaçamento 0 pt antes e 0 pt depois, alinhado com as
margens esquerda e direita da figura).
Espaços
|
Quantidade
|
Escolas de educação básica
|
42%
|
Igrejas
|
38%
|
Projetos sociais
|
12%
|
Escolas especializadas
|
8%
|
Fonte:
[se houver] fonte 10; normal; justificado, espaçamento
entre linhas simples; espaçamento 0
pt antes e 18
pt depois, alinhada com as margens esquerda e direita da
tabela).
Gráficos devem ser elaborados com espaçamento simples
e numerados sequencialmente, aparecendo centralizados na folha .
Deverão ter um título
auto-explicativo, limitado a duas linhas
e localizado acima do gráfico, sem estar separado dele.
Linhas verticais devem ser utilizadas
apenas nos casos
em que
sua ausência
dificulte a leitura do gráfico. Os títulos das colunas devem estar em negrito. Não devem
ser colocadas sombras para ressaltar
linhas ou
colunas do gráfico. Exemplo de formatação
de gráficos:
Gráfico 1: Práticas pedagógicas musicais
realizadas (fonte 12; normal; centralizado, espaçamento
entre linhas simples; espaçamento 0
pt antes e 0
pt depois, alinhado com as margens esquerda e direita da
figura).
Atividades
|
Locais
|
Ministrantes
|
Jogos rítmicos
|
Escolas de educação básica
|
Professor de música
|
Canto coral
|
Igrejas
|
Regentes de coro
|
Aulas de percussão
|
Projetos sociais
|
Membros das comunidades
|
Ensino de instrumento
|
Escolas especializadas
|
Professor de música
|
Fonte: [se
houver] fonte 10; normal; justificado, espaçamento
entre linhas simples; espaçamento 0
pt antes e 18
pt depois, alinhada com as margens esquerda e direita do
gráfico).
Referências (apresentada em página independente)
Insira aqui somente as referências citadas no trabalho. As
referências devem ser estruturadas de acordo com as especificações da chamada
de trabalho do Congresso e das normas da ABNT (NBR 6023) (fonte 12; normal; alinhado à esquerda; espaçamento entre
linhas simples; espaçamento 0 pt
antes e 0 pt
depois, como um espaço simples entre uma referência e outra)
[1] Notas de
rodapé devem ter a seguinte formatação: (fonte 10; normal; justificado, espaçamento entre linhas simples).
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