Às 10h desta segunda-feira (28 de maio) começam as inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão se inscrever apenas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o dia 15 de junho. O valor da inscrição é R$35, que deve ser pago até o dia 20 de junho.
Marcado para os dias 3 e 4 de novembro, o exame deste ano promete novidades na avaliação. As principais mudanças, anunciadas na semana passada, dizem respeito à correção das provas de redação, que serão reavaliadas em caso de discrepância de notas (veja quadro abaixo).
Além dessas alterações, o MEC anunciou que os candidatos do Enem terão à disposição um guia de redação, com regras de correção e exemplos de textos considerados modelo. Esse material deverá ser publicado na página do Inep em PDF e em guias impressos para escolas públicas.
A avaliação dos textos dos candidatos
Como será a correção da redação?
Na edição de 2012, o texto que apresentar uma diferença de 200 pontos entre as notas dadas por dois corretores seguirá automaticamente para uma terceira análise. Hoje, para obter essa terceira avaliação, é necessária uma diferença de 300 pontos. O texto também pode seguir para o terceiro corretor, caso haja diferença de 80 pontos na análise de um ou mais quesitos considerados na definição da nota. A nota final da redação, cujo valor máximo é de 1.000 pontos, é baseada em cinco itens (veja abaixo), como domínio da língua escrita e aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento.
Se ainda nessa terceira correção persistir a discrepância de pontos, a redação será novamente avaliada, dessa vez por uma banca presencial, formada por três membros. Essa última avaliação não existia na edição do Enem do ano passado. Se a dispersão de pontos permanecer, haverá uma quarta avaliação. Trata-se de uma banca certificadora, coordenada por um doutor que fará uma avaliação final.
O que o governo vai fazer para evitar os problemas históricos do exame?
Com o novo sistema, as correções serão mais objetivas, aumentando a segurança.
Poderei ter acesso à redação, depois da realização da prova?
O aluno terá acesso apenas para fins pedagógicos (ver onde errou, por exemplo). No entanto, ainda não há a opção de solicitar recurso. O acesso à redação deve ser pela internet, mas a operação ainda está em definição.
Serviço
Inscrições: serão feitas pelo site www.inep.gov.br das 10h de hoje até as 23h59min de 15 de junho, no horário oficial de Brasília
Prova: dias 3 e 4 de novembro de 2012
Prazo do pagamento: 20 de junho
Quanto: R$ 35
Saiba mais
— No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia.
— No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
— O gabarito está previsto para o dia 7 de novembro.
— O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.
— São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012 e aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário